Ipem fiscaliza produtos juninos

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem), pertencente ao Governo do Estado, iniciou a coleta dos produtos que já estão sendo comercializados para as festas juninas. A fiscalização começou com o acompanhamento prévio dos produtos nas gôndolas de supermercados e em pontos de venda de especiais. Alguns artigos são recolhidos para exames no laboratório do Instituto, a fim de comprovar se atendem as especificações da embalagem.

A função do Ipem é verificar formas e medidas dos produtos comercializados e comprovar se estão de acordo com o peso e a medida. Estão sendo coletadas amostras de produtos como milho de pipoca, vinhos populares (utilizados para fazer quentão), cachaça, canjica e doces específicos como pé-de-moleque, paçoca, amendoim, doce de abóbora e outros preferidos nas festas desta época do ano.

São coletados para análise três unidades de cada marca. Caso seja constatada alguma irregularidade, os técnicos voltam ao ponto de venda e recolhem uma amostra maior do lote que está sendo comercializado, para a realização de um segundo exame, mais detalhado. Na nova análise é feito um convite ao fabricante ou ao revendedor do produto para que acompanhe a pesagem oficial, em data e horário pré-estabelecidos.

Inspeção

Cabe ao Ipem o controle, a verificação e a inspeção de produtos pré-medidos (medidos/pesados sem a presença do consumidor), tais como alimentos empacotados, produtos de higiene e limpeza, nos aspectos das quantidades do produtos comercializados, correta indicação e posicionamento nas embalagens e tolerâncias admitidas.

Outra função é a supervisão metrológica na fabricação, utilização, manutenção, instalação e conserto de instrumentos de medição ou medidas materializadas, além da verificação da conformidade de produtos das áreas de saúde, segurança e proteção do meio ambiente, como vestuário, brinquedos, preservativos masculinos, capacetes de motociclistas e transporte de produtos perigosos.

Também é da competência do Instituto a verificação da conformidade, no comércio, de produtos têxteis, dispositivos elétricos e produtos de certificação compulsória, como brinquedos, preservativos masculinos, fios e cabos elétricos, extintores de incêndio e pneus, entre outros artigos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo