Técnicos da Gerência de Fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná apreenderam quase 2.500 produtos, entre extintores de incêndio reutilizados, isqueiros e fósforos, durante a realização da Operação Especial “Chama Segura”.
A operação, que foi realizada em todo o Estado, no início do mês, teve como principal objetivo fiscalizar e apreender produtos que estavam sendo comercializados fora dos padrões estabelecidos pelo Inmetro.
“A nossa função é retirar do mercado produtos que não garantam segurança aos consumidores”, comenta o gerente de Fiscalização do Ipem, Roberto Tamari. Acrescenta que a Operação Especial “Chama Segura” faz parte do calendário de operações do Inmetro e foi realizada em todo o País.
Durante a operação especial foram visitados 110 estabelecimentos e fiscalizados 32.472 produtos. Dos 2.497 produtos apreendidos, 2.249 eram fósforos de segurança, 174 isqueiros a gás descartáveis, 68 isqueiros a gás recarregáveis e seis extintores de incêndio sob manutenção ou reutilizados.