Ipem adota medidas para ser mais ágil

Um Ipem ainda mais ágil para esse ano. Essa é a proposta de trabalho do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná para os próximos 12 meses, visando facilitar ainda mais o contato direto com o consumidor e orientação aos produtores, norma prioritária durante todo o ano de 2005.

Para que haja uma melhora ainda maior no desempenho do instituto, estão sendo firmadas parcerias com diversos setores produtivos, através de reuniões preparatórias, para que se tenha um levantamento completo das urgências de cada segmento e a forma como essas parcerias poderão contribuir para reduzir o número de irregularidades advindas da falta de informação da legislação específica para cada produto.

?Durante o ano de 2005 foi sedimentado o Programa Especial de Orientação – Peso, com seminários e eventos realizados em diversas cidades paranaenses, com a presença dos técnicos do Ipem em contato direto com produtores e consumidores. E para atingir o cidadão comum, em qualquer lugar do Paraná, que não tem a oportunidade desse já estreito contato, foi lançado o programa Espaço da Cidadania, na TV Paraná Educativa, que enfoca questões que envolvam o direito de cidadania? -comenta Leonaldo Paranhos, presidente do Ipem, satisfeito com o retorno de audiência que o programa vem obtendo.

O Espaço da Cidadania estreou em outubro e também presta dicas úteis no dia-a-dia de quem consome e que muitas vezes não são percebidas, como verificação metrológica de balanças, taxímetro, bomba medidora de combustível, radares fixos, hidrômetros, entre outros. Outro quadro, em conformidade com dicas para o bom consumo, é de orientar a população a fazer avaliações de conformidade antes de comprar algum produto ou serviço, como café, carne, cereais e demais grãos alimentícios, composto alimentar, condimentos e especiarias, derivados do leite, ou ainda o que é preciso observar na hora de comprar produtos que requerem observações especiais, como capacetes, preservativos masculinos, extintores de incêndio, brinquedos, lâmpadas, entre outros.

Redirecionamento

Uma das medidas a serem adotadas nesse ano será o redirecionamento das funções do instituto como órgão técnico, com a separação das funções de verificação e fiscalização. Até agora as duas tarefas se confundiam e uma equipe de verificação metrológica tinha também o papel de fiscalização. A verificação metrológica é compulsória para todos os instrumentos e todos os setores. A fiscalização é aleatória e pode ocorrer a qualquer momento ou até em momentos repetidos, conforme a estratégia a ser adotada.

Quando uma equipe de verificação constata alguma irregularidade, informa o responsável e sugere a correção, para evitar problemas futuros com a fiscalização, que agora passa a ser feita por uma outra equipe, independente, mais adequada à função. Essas equipes vão agir de forma independente, cada uma delas obedecendo ao próprio cronograma de trabalho.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo