Ipea: cobertura previdenciária sobe para 59,6% da PEA

A cobertura previdenciária da população economicamente ativa (PEA) aumentou de 54,8% em 2001 para 59,6% em 2008, de acordo com análise do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) até o ano passado. Ou seja, pouco mais de 40% da PEA continuava sem cobertura da Previdência no ano passado. O estudo considera cobertos tanto os que recebem benefícios quanto os que contribuem.

A ampliação na cobertura foi causada principalmente pelo crescimento do aumento dos empregados com carteira de trabalho assinada, que passaram de 22,2 milhões de pessoas em 2001 (30,4% da PEA) para 33,4 milhões de pessoas em 2008 (35,7% da PEA).

No período, a informalidade caiu de 35,8% para 33,2% da PEA, patamar ainda considerado alto pelo pesquisador do Ipea Leonardo Rangel, responsável pela análise de previdência. “Apesar de todo o crescimento econômico e do emprego, a informalidade persiste em torno de um terço da população economicamente ativa, equivalente a 31 milhões de pessoas”, afirmou.

Rangel também observou que 81,8% das pessoas com 60 anos ou mais estão cobertas pela Previdência. “Apesar de ser uma cobertura excelente para um País como o nosso em comparações internacionais, podemos olhar por outro lado e dizer que um em cada cinco idosos não recebe benefício nem contribui para a Previdência. Há muito para a política pública avançar”, disse o pesquisador.

Rangel afirmou que a Previdência tem desempenhado um importante papel contra a pobreza. De acordo com seus cálculos, sem o benefício, 17,394 milhões de pessoas iriam para a indigência e 20,9 milhões de pessoas passariam à pobreza. Segundo Rangel, os benefícios de um salário mínimo reduzem a desigualdade, mas considerando todos os benefícios pagos, inclusive os do funcionalismo público, há um aumento da desigualdade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo