IPCA sobre em 5 de 9 grupos pesquisados, apura IBGE

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou aceleração em cinco dos nove grupos pesquisados na passagem de agosto para setembro. Além de transportes, que puxou a alta da inflação no mês passado, com elevação de 0,44% ante deflação de 0,06% em agosto, o setor de vestuário também teve forte aceleração. O grupo saiu de um avanço de 0,08% em agosto para inflação de 0,63% em setembro.

O grupo de habitação avançou 0,62% em setembro, ante 0,57% em agosto, pressionado pelo preço do gás de botijão (+2,01%) e do aluguel residencial (+0,80%). Alimentação e bebidas também registrou aceleração, após variar apenas 0,01% em agosto. Em setembro, o avanço foi de 0,14%, com destaque para o pão francês, que ficou 3,37% mais caro no mês. Além disso, o grupo de saúde e cuidados pessoais registrou leve aceleração, de 0,45% para 0,46% na passagem de agosto para setembro.

No acumulado de 12 meses, o IPCA ficou abaixo dos 6% pela primeira vez no ano. A última vez que o IPCA em 12 meses havia ficado abaixo de 6% foi em dezembro de 2012 (5,84%).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna