A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,56% em janeiro, ante 0,50% em dezembro, informou há pouco o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções (0,45% a 0,63%), com mediana de 0,55%. Em 12 meses, o IPCA acumula alta de 6,22%.
Este foi o primeiro resultado do índice, referência no sistema de metas de inflação, após mudanças nas ponderações dos produtos pesquisados. Os novos pesos foram atualizadas com base na estrutura de consumo dos brasileiros apurada pela Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008/2009. Os pesos anteriores levavam em consideração a POF anterior, de 2002/2003. A coordenadora de índices de preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos, vai conceder entrevista em instantes para comentar o IPCA de janeiro.
INPC
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para a camada de renda mais baixa da população, subiu 0,51% em janeiro, taxa idêntica à apurada em dezembro, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O INPC mede a inflação para famílias de renda entre um e seis salários mínimos, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) refere-se ao grupo com rendimento de um a 40 salários mínimos.