Curitiba registrou inflação de 1,05% na segunda quadrissemana de janeiro, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) divulgado nesta sexta-feira (21) pelo Ipardes. A taxa, calculada nos últimos 30 dias terminados em 15 de janeiro, foi 0,26 ponto percentual maior que a registrada na primeira prévia do mês, quando o índice chegou a 0,79%.
Segundo o técnico do projeto IPC, Gino Schlesinger, o índice sofreu uma grande pressão do grupo Despesas Pessoais que teve aumento de 2,43% nos preços de seus produtos. "A alta representou uma contribuição de 0,40 ponto percentual para o índice, o que significa que se o grupo tivesse se mantido estável, a inflação da segunda quadrissemana seria de 0,65%", explica.
A coordenadora da pesquisa, Maria Luiza de Castro Veloso, explica que o comportamento do grupo Despesas Pessoais é, em parte, justificado por alguns itens que têm aumento sazonal nesse período, como é o caso das excursões turísticas e das mensalidades dos cursos fundamentais (1.ª a 8.ª série), de 2.º e 3.º grau.