A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou hoje que os Estados Unidos podem se beneficiar com possíveis reformas tributárias e com investimentos na infraestrutura em um futuro governo Trump.
“Nós já vínhamos dizendo constantemente que o sistema tributário dos EUA precisa de reformas, precisa ser simplificado”, disse Lagarde, em entrevista à Bloomberg TV. Segundo ela, caso as reformas prometidas por Trump realmente sejam implementadas, a inflação deve subir e o dólar deve ser fortalecer. No entanto, consequências “negativas” no médio e longo prazo devem ser levadas em consideração, segundo a dirigente do FMI.
Sobre os mercados europeus, Lagarde afirmou que o FMI irá respeitar a decisão do referendo da Itália e que a instituição olha para a economia do país independentemente do resultado da votação. Ela também afirmou que o sistema bancário italiano “precisa de diversas reformas”.
Lagarde também disse que a França precisa de reformas estruturais, que devem ser conduzidas pelo próximo presidente francês. Sobre o Brexit, a diretora do FMI afirmou que “nossa esperança é de que a incerteza que ronda o processo seja eliminada”.