Investimentos crescem mais do que despesas, destaca Tesouro

O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, destacou nesta sexta-feira (21) que o ritmo de crescimento dos investimentos públicos estão subindo mais fortemente do que as despesas de custeio do governo. De janeiro a novembro deste ano, os investimentos subiram 24%.

O Tesouro não divulga a taxa de crescimento das despesas de custeio, alegando questões metodológicas na contabilização do pagamento dessas despesas. Somadas, as despesas de custeio e capital (investimentos) cresceram no ano 16%.

"O crescimento significativo dos investimentos mostram uma tendência de perfil de despesa pública mais adequado, com maior participação dos investimentos e redução da participação do custeio", afirmou Augustin. "Acredito que esta tendência vai se manter em 2008".

O secretário apresentou dados que mostram que as despesas de custeio e capital cresceram 6,5% acima do PIB nominal, com destaque para a alta nos investimentos, enquanto os gastos com benefício subiram 0,9% acima do PIB nominal (que mede o valor da produção da economia) e com pessoal 1,8%. Todos os dados são em comparação com igual período do ano passado.

De janeiro a novembro de 2006, os gastos de custeio e capital cresceram 4,6% acima do PIB nominal, na comparação com igual período do ano anterior. Na mesma comparação, as despesas com benefícios subiram 8,8% acima do PIB nominal e as de pessoal, 4 6%.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo