Investimento na melhoria do leite

O governo do Estado, a Cooperativa Central Agropecuária Sudoeste (Frimesa) e a Cooperativa Agropecuária Capanema (Coagro) assinam hoje, em Capanema, protocolo de intenções para reforçar o programa de apoio aos pequenos produtores de leite da Região Sudoeste do Paraná. Serão repassados R$ 4 milhões, beneficiando cerca de mil produtores.

A assinatura do protocolo de intenções será às 10h, no Parque de Exposições de Capanema, onde acontece a 12.ª Feira do Melado. Assinam o acordo o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Deni Schwartz, Valter Vanzela, representante da Frimesa, e o diretor da Coagro, Sebaldo Waclawovsky.

A parceria tem por objetivo aumentar a produção de leite, com mais qualidade, e incrementar a renda dos produtores. Segundo o agrônomo João Carlos Zandoná, os produtores terão acompanhamento técnico através da Frimesa, Emater e Secretaria da Agricultura.

Para melhorar a estrutura de produção com mais qualidade, o Programa Paraná 12 Meses, do governo do Estado, vai repassar 570 resfriadores e 132 ordenhadeiras. Os equipamentos reduzem o tempo de ordenha e melhoram a matéria-prima. Haverá também a recuperação e implantação de mais 300 hectares de pastagens, o que vai reduzir os custos de produção.

A Frimesa vai complementar a assistência técnica fornecida pela Emater. A empresa deslocará 31 técnicos para atuarem no campo junto aos produtores. “Queremos proporcionar aos pequenos e médios produtores o acesso aos recursos necessários para melhoria da qualidade e aumento da produção de leite”, afirma o diretor da Frimesa, Elias Zydek.

Com os novos investimentos, a meta é regularizar até 2003 o sistema de resfriamento de 65% das propriedades deficientes, melhorar o preço médio pago ao produtor – que recebe por um sistema de pagamento de acordo com a qualidade – e ampliar a disponibilidade de leite com qualidade para a indústria.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo