A Biotecnologia do Paraná, empresa formada pela joint-venture entre a Alltech e a Usina Vale do Ivaí, lança hoje a pedra fundamental da fábrica de produção de biomassa em São Pedro do Ivaí, no Norte do Paraná. Serão investidos US$ 11 milhões na nova unidade, gerando 365 empregos diretos.
Quando entrar em operação, em setembro, a fábrica produzirá 20 mil toneladas de biomassa/ano, podendo dobrar este volume até 2007. A usina fornecerá matéria-prima (melaço extraído da cana-de-açúcar durante o processo de fabricação do álcool e do açúcar) para a produção de biomassa, além da energia elétrica e o vapor necessário para todo o processo.
Segundo o diretor da Alltech do Brasil, Guilherme Minozzo, em outros países a empresa utiliza o milho como principal fonte de fermentação, mas no Brasil a abundância de cana-de-açúcar irá tornar os preços mais competitivos.
A nova unidade destinará 80% da produção para o mercado externo. "A previsão é de que este novo projeto transforme o Brasil no maior centro produtor e exportador de alta tecnologia do grupo. Inicialmente, iremos exportar para todos os países onde temos fábricas, mas também estamos abertos a novos mercados", afirma Minozzo. Atualmente, já funciona no local a Alltech Vale do Ivaí, que produz cerca de 9 mil toneladas de biomassa/ano.
Expansão
Para Paulo Zanetti, presidente da Vale do Ivaí S/A – Açúcar e Álcool, este novo projeto faz parte do plano de expansão da empresa, que "objetiva a busca da escala que maximiza a produção e a diversificação com alto valor agregado aos seus produtos". Segundo ele, "a empresa não pretende ser a maior do setor sucroalcooleiro nacional, mas a que mais agrega valor à sua produção".
A joint venture também permitirá aumentar a escala de produção de alguns produtos da Alltech. O carro-chefe da Biotecnologia do Paraná será o composto de selênio orgânico, batizado de Sel-Plex, usado na dieta de aves, suínos, bovinos e animais de estimação para aumentar a proteção antioxidante das células e aumentar a absorção do mineral pelos animais, já que é uma fonte mais biodisponível.
Atualmente, a Alltech tem 14 fábricas e atua em quase 80 países, oferecendo insumos naturais a base de enzimas e leveduras para alimentação e saúde animal. No Brasil, além das duas unidades de produção em São Pedro do Ivaí, a empresa tem mais uma fábrica em Araucária (PR).