A maior casa de jogos virtuais da América Latina será inaugurada na próxima quarta-feira, dia 4 de junho, em Curitiba. A Mega Cyber Center surge como a principal lan house do Brasil e, mesmo antes da inauguração, já é forte candidata a se tornar a sede das disputas de games virtuais no País. Uma espécie de Maracanã da internet. Os números são relevantes. Estão instalados em quatro andares de um prédio na zona residencial da cidade, com 800 metros quadrados, 162 computadores de última geração (Athlon XP 2100+ /2.1GHz; placa de vídeo Ge Force 4Ti 4200 128 Mb; HD de 40GB 7200 rpm) conectados em rede. A MCC vai funcionar diariamente, 24 horas por dia e emprega 38 funcionários. O investimento chegou a 1 milhão de reais.
A Mega Cyber Center é um antigo sonho dos empresários Rose e Juarez da Fonseca. Depois uma temporada de verão bem sucedida com duas lan houses no litoral paranaense, em Guaratuba e Caiobá, eles resolveram abrir uma grande loja em Curitiba. “Desde o início tivemos a idéia de montar algo maior para, ocupando um espaço grande, poder oferecer outros atrativos para o nosso cliente, em termos de comodidade, serviços e produtos agregados”, explica Rose.
Assim, além de dois andares voltados exclusivamente para jogos virtuais (com títulos como Battlefield, Fifa 2003, Flight Simulator 2002, Grand Prix 4, Age of Empires, Age of Mithology, Warcraft, Unreal Tournement 2003, Half Life e Counter Strike), o local ainda oferece no terceiro piso uma loja de venda de computadores e periféricos de suplementos de informática, um lounge com jornais e revistas e um InternetCafé (com a grife de qualidade da Lucca Cafés Especiais), numa área reservada e equipada com 19 computadores com tela plana de cristal líquido, voltados para acesso à internet, com impressoras jato de tinta colorida e gravadores de CDs. “Esse espaço será destinado a um público mais adulto, como os turistas que estão na cidade, os estudantes universitários e profissionais liberais”, explica Juarez da Fonseca.
Um outro andar, no subsolo, será reservado para cursos de web design, java script e outras especialidades, comemorações de aniversários ou para as famosas lan parties, festas que os amigos se reúnem para jogar durante um fim de semana inteiro. “No subsolo os adolescentes vão poder comemorar o aniversário comprando um pacote de horas para fazer uma festa exclusiva com direito a jogos, bolo e salgadinhos”, adianta.
Uma lanchonete, localizada no primeiro andar, vai atender os usuários servindo lanches rápidos sem frituras, água, sucos e refrigerantes.
Ambiente
Pequenos (mas importantes) detalhes vão fazer a diferença para o público da Mega Cyber Center. Em primeiro lugar há uma preocupação permanente com a segurança e o bem-estar dos clientes. Isso pode ser notado não só no cuidado com a assepsia local, uma vez que os fones de ouvidos serão todos esterilizados após o uso e, antes de começar a jogar, o usuário vai receber um fone lacrado, mas também com a proibição de fumar (em qualquer lugar da loja) e não vender bebidas alcoólicas. “Nós queremos criar um ambiente sadio para os menores de idade. Os pais terão a certeza de que os filhos estarão longe do vício, do fumo e das bebidas, mesmo contrariando alguns clientes, principalmente do terceiro andar”, comenta Rose que, além de cuidar da esterilização do material, preocupou-se até com os banheiros, contratando plantonistas para cuidar da limpeza.
No quesito segurança, a MCC vai contar com profissionais contratados 24 horas para evitar a entrada de pessoas suspeitas. Haverá também 17 câmaras interligadas onde um funcionário pode monitorar os andares. Em pouco tempo o ambiente interno vai estar na internet de forma que o pai ou um cliente possa acessar o site e constatar que seu filho ou amigos estão se divertindo. “É como uma creche cibernética onde o jovem fica num ambiente seguro e saudável”, compara Rose.
Existem, no entanto, alguns limites para os menores de idade freqüentarem a Mega Cyber Center. O Juizado da Infância e da Juventude baixou uma portaria regulamentando a permanência nas lan house de Curitiba. Assim, menores de 12 anos só poderão freqüentar a loja se estiverem acompanhados dos pais. Adolescentes de 12 a 16 anos, precisam de autorização escrita pelos responsáveis, e só ficam até as 22 horas; e jovens de 16 a 18 anos podem jogar até meia-noite. “É muito comum nos grandes centro que os pais deixem seus filhos se divertindo enquanto saem para compromissos sociais com a recomendação que eles não saiam da loja. Mas aqui iremos cumprir rigorosamente a determinação do juizado”, conta o empresário Juarez da Fonseca.
Serviço
– Mega Cyber Center: Av. Princesa Isabel, 1300 (esquina com Ângelo Sampaio), telefone: (41) 232-1188. Horário de funcionamento: diariamente, 24 horas.Inauguração dia 4 de junho (imprensa e convidados), quarta-feira às 19h, e 6 de junho (público geral), sexta-feira, às 9h.