Investimento da Copel na exatidão dos medidores

A Copel está dando um importante salto de qualidade no controle da exatidão dos medidores de consumo instalados nas unidades por ela atendidas. Com investimentos de aproximadamente R$ 500 mil, a empresa adquiriu e já colocou em operação, no seu laboratório central de medição, em Curitiba, uma moderna mesa eletrônica de calibração trifásica fabricada na Alemanha, cuja precisão na determinação da grandeza watt-hora chega a 200 ppm (partes por milhão), o que significa margem de erro de apenas 0,02%.

Iguais a esta, só existem outras duas mesas no Brasil: uma está no Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e a outra, numa indústria de medidores. O novo e sofisticado equipamento coloca a Copel numa posição de vanguarda dentro do setor elétrico nacional. Mas, principalmente, permite à empresa oferecer aos seus 3,1 milhões de clientes a segurança de que o consumo de eletricidade do domicílio está sendo registrado com absoluta correção.

Precisão

Fabricada pela alemã Zera e com precisão certificada pelo PTB (Physicalisch Technische Bundesanstalt), o instituto oficial de metrologia da Alemanha, a nova mesa calibradora da Copel tem capacidade para ensaiar até dez medidores simultaneamente, identificando e ajustando com precisão quase absoluta eventuais desvios apresentados.

Além de calibrar o padrão watt-hora de outras 25 mesas de ensaio em operação na Copel, a mesa Zera vai aferir os medidores instalados em pontos de conexão do sistema elétrico da empresa com o de outras concessionárias e medidores de grandes consumidores.

Os medidores eletromecânicos usados nas residências e ligações comerciais também serão ensaiados na nova mesa como forma de controle de qualidade, por amostragem. Alguns equipamentos já checados e aferidos nas mesas convencionais passarão por novos testes na mesa Zera, para que a segurança e a confiabilidade sejam absolutas.

Segurança

Todas as unidades consumidoras atendidas pela Copel têm um medidor instalado junto à conexão com a rede pública. A finalidade do “relógio de luz”, como também é conhecido, é registrar a quantidade de energia elétrica usada a cada mês no domicílio, dado que vai servir de base para a conta de luz.

Anualmente, a Copel compra cerca de 120 mil medidores para instalação em novas ligações ou reposição de equipamentos danificados ou queimados. Todos os aparelhos vêm aferidos e calibrados de fábrica, mas, ainda assim, a companhia faz uma inspeção por amostragem, verificando e ensaiando 40 medidores em cada lote de mil.

Consumo

Além desse cuidado com medidores novos, a empresa verifica equipamentos em uso, também com o objetivo de assegurar ao consumidor exatidão e fidelidade no registro do seu consumo de eletricidade. Por exemplo, todos os 60 mil medidores em média retirados de unidades usuárias a cada ano por desligamento (seja a pedido, por falta de pagamento ou outras razões) são testados e aferidos em laboratório, o que garante à Copel certeza de estar sempre instalando ou reinstalando equipamentos confiáveis.

Também são submetidos a testes e ensaios de laboratório, a cada ano, 14 mil medidores retirados por motivo de suspeita de procedimento irregular ou manipulação indevida, para caracterização do ato ilícito e elaboração de laudo. Outros 10 mil medidores são analisados anualmente em decorrência de reclamações de consumidores. A vida útil de um medidor é estimada em 30 anos. Depois de ajustado, é muito raro o aparelho apresentar algum tipo de disfunção.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo