Interior bate capital no desempenho do varejo

Os varejistas com lojas no interior do Estado de São Paulo estão se saindo melhor do que os da capital paulista neste ano, apesar de o cenário de retração nas vendas do comércio prevalecer para ambos. De janeiro a maio, o volume de vendas das lojas do interior paulista caiu 4,7% na comparação com o mesmo período de 2013. Enquanto isso, a retração nas lojas da capital foi mais que o dobro, 10,4%. Na média do Estado, houve um recuo de 6,5% nas vendas do comércio varejista no mesmo período.

Em 12 meses até maio, o movimento foi semelhante. O volume de vendas do varejo do interior cresceu 0,4%, enquanto as lojas da capital tiveram retração de 4,8% e o Estado como um todo teve queda de 1,3%. Os resultados fazem parte de uma pesquisa inédita que, a partir de agora, será feita mensalmente pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base em informações sobre a arrecadação de impostos (ICMS) da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. A intenção é monitorar o desempenho do comércio da capital e do interior, com a possibilidade de destacar o resultado de diferentes regiões administrativas do Estado.

“O comércio da capital tem tido um retração significativa comparado ao desempenho das lojas do interior”, afirma o economista-chefe da ACSP, Marcel Solimeo.

Salários

Ele atribui o melhor resultado das lojas do interior em relação às da capital ao processo de interiorização da economia que ocorre no Estado, com a migração de empresas, especialmente as indústrias, que pagam salários maiores, para cidades menores. Com isso, houve uma migração do emprego e da renda da capital para o interior e o consumo acompanhou esse movimento.

“A cidade de São Paulo está ficando cada vez mais cara e difícil”, diz o economista. Ele destaca que a capital paulista concentra hoje empresas de serviços, que normalmente pagam salários inferiores aos das indústrias. Também o bom desempenho do agronegócio nos últimos anos, com a capitalização dos produtores rurais, impulsionou o resultado do varejo do interior. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo