A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou 96,4 pontos em maio, queda de 6,3% na comparação com abril e 21,2% em relação a maio de 2014, anunciou nesta terça-feira, 19, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Pela primeira vez desde o início da série histórica, o ICF entrou na zona negativa, abaixo de 100 pontos.

continua após a publicidade

Segundo a CNC, todos os quesitos ligados a consumo (Nível de consumo atual, Perspectiva de consumo e Momento para duráveis) estão na zona negativa.

Apenas os quesitos relacionados ao emprego (Emprego atual e Perspectiva profissional) ainda estão acima de 100 pontos, mas com tendência de queda, tanto na comparação mensal, quanto na anual. O porcentual de famílias que se sentem mais seguras em relação ao emprego atual é de 37,2%. No mês passado, estava em 40%.

Além disso, as famílias também avaliam piora nas perspectivas em relação do mercado de trabalho, com queda de 3,9% em comparação ao mês anterior, e de 9,5% ante maio de 2014. O índice Perspectiva profissional registrou 110,6 pontos. A maior parte das famílias, 50,8% ante 53,7% em abril, ainda considera o cenário favorável de mercado de trabalho para os próximos seis meses.

continua após a publicidade