A intenção dos consumidores em adquirir produtos por meio da internet neste terceiro trimestre é a maior para este período do ano desde 2006, quando a pesquisa passou a ser realizada pela empresa de monitoramento de comércio eletrônico, e-bit. Segundo o levantamento, que consultou 5,2 mil internautas do Estado de São Paulo, 86,1% dos entrevistados informaram que pretendem fazer compras na internet, ante 83,5% de igual período do ano passado. Na comparação com o segundo trimestre deste ano, houve queda de 1,2 ponto porcentual.
O maior crescimento porcentual na intenção das compras para o terceiro trimestre ocorreu em eletrodomésticos da linha branca, com alta de 19,4%, em relação ao segundo trimestre, que foi de 16,5%. Esse aumento, segundo a e-bit, é creditado aos efeitos da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de geladeiras, fogões e máquinas de lavar, que passou a vigorar em abril. De acordo com a empresa, o estímulo do IPI elevou a categoria da quinta para a terceira colocação entre os produtos mais vendidos na internet, com uma fatia de aproximadamente 12%.
Na comparação com terceiro trimestre do ano passado, além da linha branca, houve alta na intenção de compra das categorias de eletroeletrônicos (para 31,4%), telefonia e celular (24,1%), produtos para casa (20,9%), cosméticos, perfumaria e saúde (19,6%) e utilidades domésticas (10,8%).