A partir de segunda-feira os segurados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) vão ter quatro horas a mais para procurar o setor de benefícios em agências de Curitiba e Paranaguá. O serviço passará a funcionar das 8h às 18h, sendo que até a semana passada terminava às 14h. A determinação, que vale para todo o País, é da diretoria do INSS e tem o objetivo de melhorar o atendimento.
Ontem, às 15h, as cadeiras do posto de atendimento do setor de benefícios da agência da Rua João Negrão estavam em cima das mesas e praticamente só os funcionários da limpeza davam expediente. Mas a partir de segunda-feira este panorama vai mudar. Os segurados vão poder procurar o Instituto até as 18h para pedir aposentadoria, auxílio doença, licença a maternidade, entre outros benefícios.
A mudança passará a valer em seis das 11 agências da Gerência Executiva do INSS em Curitiba. Cinco delas ficam na capital e uma em Paranaguá. As que ficam na Região Metropolitana, em Araucária, Colombo, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande e Campo Largo permanecem com o expediente até as 14h. Segundo a gerente executiva substituta da regional do INSS em Curitiba, Laura Cristina B. da Costa, as outras agências não vão ter o horário ampliado porque faltam funcionários e o atendimento atual tem dado conta da demanda.
As agências estão tendo que se virar com os funcionários que possuem para ampliar a carga horária. Neste início de ano está prevista a realização de concurso público, mas, mesmo assim, a situação não deve melhorar muito. Para toda a região Sul estão previstas a abertura de 200 vagas e não se sabe quantas vão ser destinadas ao Paraná. Na capital, alguns funcionários foram remanejados para o período da tarde e outros foram retirados dos trabalhos internos.
Laura acha que a mudança de horário pode evitar que as pessoas procurem as agências já às 6h da manhã com medo de não conseguir atendimento. ?Todos são atendidos. Mesmo os que chegavam a agência às 13h55. Não trabalhamos com a distribuição de senhas. Esperamos que agora as pessoas procurem pelo serviço à tarde também?, diz.
Do contrário, a medida que pretende melhorar o atendimento pode deixar as coisas piores. Hoje, em média, o tempo de espera varia de uma a duas horas. Mas se as pessoas se concentrarem pela manhã a espera deve aumentar ainda mais, uma vez que haverá menos funcionários. Hoje, as onze unidades atendem diariamente cerca de três mil pessoas, sendo pelo menos duas mil em Curitiba.
Segundo Laura, parte das perícias médicas também vão ser agendadas para o período da tarde. No entanto, o número de médicos permanecerá o mesmo. Hoje a primeira consulta demora entre três e quatro dias depois da solicitação do auxílio. Quem quiser mais informações pode entrar no site www.previdencia.gov.br ou ligar para 0800-780191. Ameaça de greve
No entanto, o novo horário de atendimento começa sob a ameaça de greve dos funcionários do INSS. Um indicativo de greve de 24 horas será votado na plenária de hoje da Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social).
?Não somos contrários à ampliação do horário. Mas é preciso oferecer condições de atendimento, como contratação de mão-de-obra e sistemas eficientes de atendimento?, disse o secretário de administração da Fenasps, Moacir Lopes.
Segundo ele, os sistemas de atendimento são antigos e vivem caindo e falta mão-de-obra para dar conta da demanda. ?Precisamos de pelo menos mais dez mil funcionários. O INSS se comprometeu a chamar mais 1.000 concursados. Não é suficiente. A falta de funcionários gera um caos nas agências e coloca em risco a segurança dos servidores.?
