Em comemoração ao Dia do Consumidor, nesta quinta-feira, 15, o Inmetro lança mais um filme no canal do Instituto no Youtube, desta vez sobre a ação de Falsos Fiscais, na nova série “Consumidor Consciente”. O objetivo é conscientizar a população sobre a ação de pessoas que usam o nome do Instituto para entrar em residências e cobrar altos valores pela troca de produtos certificados, como, por exemplo, reguladores e mangueiras de gás de cozinha. Esse tipo de golpe compromete a segurança do usuário e a imagem do Inmetro. O vídeo, que faz referência à estética do cinema mudo, alerta o consumidor sobre a atuação enganosa, uma vez que a rede de agentes de fiscalização do Inmetro não atua em residências.
“Recebemos muitas denúncias de consumidores de todo o Brasil por meio da Ouvidoria, principalmente, sobre a atuação ilegal de falsos fiscais, que se passam por profissionais do Inmetro para aplicar golpes nas residências, lesando o consumidor desavisado. Por isso aproveitamos a data, Dia Internacional do Consumidor, para reforçar esta mensagem de alerta à população”, afirma Julieta Simas, chefe da Ouvidoria.
O consumidor que for abordado por um falso fiscal deve chamar a Polícia (190) e denunciar na Ouvidoria do Inmetro (0800 285 1818).
No dia 15 o Inmetro lança, também, o hotsite do Programa Brasileiro de Etiquetagem (www.inmetro.gov.br/pbe), onde os consumidores poderão acessar mais informações a respeito das etiquetas e do Programa. No hotsite, será possível identificar a redução na tarifa de luz, por ano, ao escolher produtos mais econômicos, considerando a classificação de A (mais eficiente) a E (menos eficiente).
“O PBE é uma forma de estimular a competitividade na indústria, que passa a investir em inovações e tecnologias para produzir aparelhos mais eficientes. E o maior beneficiado é o consumidor, que pode economizar em energia ao optar por produtos bem classificados no Programa”, destaca Alfredo Lobo, diretor da Qualidade.
Com informações do Inmetro.