O presidente do conselho de administração da Varig, David Zylbersztajn, anunciou ontem que a Infraero voltou a dar um prazo de 15 dias, como concede às demais empresas áreas, para pagamento pelo uso dos aeroportos administrados pela estatal. Atualmente, a Varig está pagando diariamente à Infraero pelo uso dos aeroportos.
Zylbersztajn reuniu-se com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, e com o ministro da Defesa, José Alencar, para discutir a situação da companhia. Segundo ele, a Varig está trabalhando para fazer um acordo com a União em torno da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou o pagamento de R$ 2,5 bilhões à companhia devido ao congelamento de tarifas. De acordo com ele, atualizada, essa conta chegaria a R$ 4,5 bilhões.
Zylbersztajn disse ainda que a Varig está discutindo com todos os segmentos envolvidos na busca de uma solução para a crise na empresa, como a portuguesa TAP.
?Nosso adversário é o tempo?, afirmou.
Pressão
Depois da International Lease Finance (IFLC), representantes de mais duas empresas de aluguel de aeronaves, a Ansett e a Gtax Corporation, estão prestes a desembarcar no Brasil para pressionar a Varig a pagar suas dívidas ou pedir as aeronaves de volta.
Segundo fontes do setor, as empresas de leasing estão mais resistentes na renegociação e usam como meio de pressão os aviões. A única empresa que tem dívidas renegociadas com a Varig é a GE Capital. Os 30 aviões alugados foram devolvidos. A frota da Varig tem hoje 82 aviões e o valor total da dívida com as empresas de leasing chega a US$ 700 milhões.
A negociação com as empresas de leasing é parte do plano de recuperação da Varig, que tem como principal negociador a estatal portuguesa TAP. Caso o plano dê certo, a TAP ficará com 20% da brasileira e também com o controle, pois será a maior acionista individual.