Inflação pelo IPC-S deve ser superior a 5% no ano

O coordenador nacional do Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), Paulo Picchetti, afirmou hoje que a inflação apurada pelo indicador acumulou elevação de 4,93% nos primeiros dez meses do ano. Em entrevista ele disse que aguarda uma taxa superior a 5% no fechamento de 2008, que, se confirmada, ficaria acima do resultado de 2007, de 4,60%.

De acordo com Picchetti, a expectativa é reflexo do comportamento da taxa acumulada em 12 meses, que, em outubro, chegou ao nível de 5,29%. “Para os próximos dois meses, a tendência é que este número de 12 meses continue a acelerar”, opinou, sem arriscar, entretanto, uma projeção para os resultados de novembro e dezembro.

Segundo ele, o destaque no curto prazo continuará sendo o grupo Alimentação, que avançou 0,83% em outubro, ante baixa de 0,97% em setembro, e puxou o IPC-S para uma taxa de 0,47% no mês passado, ante a deflação de 0,09% apurada no mês anterior.

Na avaliação do coordenador, outro grupo que merece atenção até o final de 2008 é o de Comercializáveis, cuja variação passou de 0,06% para 0,33% entre setembro e outubro. Para Picchetti, este grupo é o principal ponto no IPC-S para a captação dos impactos da alta do dólar ante o real. Como a moeda norte-americana continuou acima da marca de R$ 2,00 no mês passado por causa dos efeitos da crise financeira internacional, os preços deste grupo ficaram entre os que mais apresentaram aceleração entre os grupos pesquisados pela FGV.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna