Inflação pelo IGP-M cai para 0,15% na 1ª prévia de julho

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,15% na primeira prévia da inflação de julho, ante elevação de 0,31% em igual prévia em junho. O resultado anunciado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pela Agência Estado, que esperavam um resultado entre 0,10% e 0,22%.

A FGV informou os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M. O Índice de Preços por Atacado (IPA), que representa 60% do total do IGP-M, teve aumento de 0,11% na primeira prévia de julho, em comparação com a alta de 0,15% no mês passado.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem 30% de participação no IGP-M, registrou alta de 0,26% na prévia anunciada hoje, ante aumento de 0,14% em junho. Já o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC), que representa 10% do total do IGP-M, teve elevação de 0,09% na primeira prévia do IGP-M desse mês, ante aumento de 1,79% na primeira prévia de junho.

Do início de janeiro até hoje, o IGP-M acumula alta de 1,62%. No período de 12 meses, a inflação acumulada é de 3,86%. O período de coleta de preços para cálculo da primeira prévia do IGP-M de julho foi do dia 21 a 30 de junho.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo