Inflação oficial dos alimentos sobe 0,44% no mês de maio

Os produtos alimentícios registraram alta de 0,47% no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio, ante alta de 0,48% em abril, divulgou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A aceleração nos reajustes de preços dos alimentos foi provocada especialmente pelo leite pasteurizado, que subiu 9,77% em maio e representou a maior contribuição individual (0,10 ponto porcentual) para o avanço do indicador no mês passado. Outras altas importantes nos alimentos foram registradas em queijos (1,39%), leite condensado (1,12%), batata inglesa (14,77%) e cenoura (5,64%).

Os produtos não alimentícios, por outro lado, desaceleraram o ritmo de alta na passagem de abril (0,58%) para maio (0,48%). O item cigarros, com alta de 9,21%, continuou como destaque de aumento nos não alimentícios, mas em nível inferior ao reajuste de abril (14,71%). Os cigarros deram a segunda principal contribuição individual (0,09 ponto porcentual) para o IPCA de maio.

Outros reajustes de destaque nos não alimentícios ocorreram nos empregados domésticos (1,35%), remédios (1,33%), vestuário (1,16%), taxa de água e esgoto (1,34%) e gás de cozinha (0,64%). A maior parte desses itens mostrou, apesar da alta, desaceleração em relação aos resultados de abril.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo