O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos caiu 0,4% em dezembro ante o mês anterior, em linha com as projeções dos analistas consultados pelo Wall Street Journal.
O recuo foi liderado por queda de 4,7% nos preços de energia, que estão sob pressão devido ao declínio nos preços do petróleo no mercado internacional. Na leitura do dado que exclui as categorias voláteis de alimentos e energia, o CPI permaneceu estável, enquanto a expectativa era de +0,1%.
No comparativo anual, os preços ao consumidor subiram 0,8% em dezembro, marcando o menor ritmo de alta desde outubro de 2009, quando os preços caíram 0,2%. Em novembro de 2014, a leitura anual do CPI havia registrado alta de 1,3%.
Excluindo alimentos e energia, o CPI do mês passado ante dezembro de 2013 sofreu desaceleração de 0,1 ponto porcentual e passou a 1,6%. Os preços dos alimentos registraram alta de 0,3% em dezembro ante novembro, enquanto os preços de vestuário cederam 1,2% e as passagens aéreas recuaram 5% no mesmo período.
O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) tem por meta uma taxa de inflação de 2% ao ano e se prepara para uma alta dos juros ainda em 2015. Dados que sinalizam para uma alta dos preços mais fraca, contudo, permitem aos investidores especular se a elevação dos juros deve ser antecipada ou adiada pela autoridade monetária. Fonte: Dow Jones Newswires.