Existe um risco de a inflação na zona do euro subir ainda mais acima do limite de tolerância do Banco Central Europeu (BCE), afirmou hoje Alex Weber, presidente do banco central da Alemanha, o Bundesbank. Weber, que também é membro do conselho de governo do BCE, disse em discurso em uma universidade que “os riscos para a perspectiva da inflação no médio prazo, que até agora estão amplamente equilibrados, podem se inclinar para a alta”.
Como informado hoje pela agência de estatísticas da União Europeia (Eurostat), a inflação na zona do euro subiu para 2,2% em dezembro do ano passado ante o mesmo mês de 2009. A zona do euro reúne os países que utilizam o euro como moeda. Ontem, o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, disse que a tendência se deve, em grande parte, à volatilidade nos preços de energia e provavelmente terá vida curta. A opinião foi repetida hoje por Weber.
O presidente do BC alemão também afirmou esperar que a recuperação da economia da zona do euro continue, mas alertou que os riscos estão pendendo levemente para o lado negativo. As informações são da Dow Jones.