O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha subiu 1,7% em dezembro ante o mesmo mês de 2009, informou hoje o Escritório Federal de Estatísticas (Destatis). Em novembro, os preços haviam subido 1,5%, na mesma base de comparação. Os dados confirmam informações preliminares. O órgão também confirmou a estimativa de alta de 1% no índice mensal e de inflação de 1,1% em todo o ano de 2010.
Energia, alimentos e preços de acomodação colocaram pressão de alta sobre a inflação em dezembro, segundo o Destatis. Excluindo a energia domiciliar e os combustíveis, o índice teria registrado aumento mensal de 0,9% e anual de 1%. Os preços dos alimentos subiram 1,1% em dezembro na comparação com novembro e 3,6% sobre dezembro de 2009. Pela metodologia da União Europeia, os preços ao consumidor da Alemanha subiram 1,2% em dezembro ante novembro e 1,9% ante dezembro de 2009.
Espanha
A inflação ao consumidor da Espanha acelerou rapidamente em dezembro, como resultado da alta dos preços do tabaco e dos combustíveis, informou o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) em comunicado. O índice de preços ao consumidor subiu 3% em dezembro, na comparação com o mesmo período de 2009, depois de avançar 2,3% em novembro. Pela metodologia da União Europeia, os preços ao consumidor subiram 2,9% em dezembro, em comparação com igual período de 2009.
Reino Unido
Em outra divulgação do dia, o Escritório para Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês) do Reino Unido informou que o índice de preços ao produtor (PPI, em inglês) “output”, que mede a inflação quando os produtores vendem bens e serviços, aumentou 4,2% na comparação com dezembro de 2009, depois de subir 4,1% em novembro. Economistas previam alta de 3,9%. Em relação a novembro, o PPI teve alta de 0,5% em dezembro, depois do avanço de 0,4% no mês anterior. As informações são da Dow Jones.