Rio de Janeiro – A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) foi de 0,99% em janeiro, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV). O IGP-DI é calculado com base nos preços coletados entre os dias 1º e 31 do mês de referência. A inflação registrada em dezembro foi de 1,47%.

continua após a publicidade

Segundo a FGV, os preços por atacado subiram 1,08%. A principal contribuição para a desaceleração do Índice de Preços por Atacado (IPA) foi do subgrupo alimentos in natura, cuja taxa passou de 5,58% em dezembro para menos 0,63%, em janeiro.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou um aumento de 0,97%, mas acima do apurado no mês de dezembro, que foi de 0,7%. Das sete classes de despesas componentes do índice, cinco apresentaram acréscimos em suas taxas de variação.

As maiores contribuições para a aceleração do IPC foram dos grupos educação, leitura e recreação de 0,27% para 2,52% e alimentação, que passou de 1,69% para 2,10%.

continua após a publicidade

Na primeira classe de despesas, o destaque ficou com os cursos formais, cuja taxa passou de zero por cento para 4,49%. Na segunda classe, hortaliças e legumes que passaram de menos 0,82% para 3,84% e frutas, de 1,31% para 6,57%, foram os produtos que mais puxaram para cima a inflação.

O Índice Nacional da Construção Civil (INCC) registrou no primeiro mês do ano uma taxa de 0,38%, abaixo do resultado do mês anterior de 0,59%.

continua após a publicidade

O grupo mão-de-obra registrou uma desaceleração de 0,67% para 0,13%, sendo o principal responsável pela queda do índice.