Brasília, 18 – O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, disse na tarde desta terça-feira, 18, que a experiência internacional aponta que a inflação baixa é precondição para o crescimento. “Inflação elevada é imposto regressivo e diminui o bem-estar da sociedade como um todo”, afirmou.
Segundo ele, inflação elevada está correlacionada com baixas taxas de crescimento. Ao apresentar os dados do Boletim Regional do BC, Hamilton fez questão de reforçar uma mensagem mais dura contra a inflação.
O diretor lembrou que antes da reunião de outubro o Comitê de Política Monetária (Copom) havia sinalizado que não estava confortável com a inflação e que não seria complacente. Segundo ele, o Copom também disse que “agiria como necessário, como de fato o fez”.
“Também se faz oportuno lembrar que o Comitê sinalizou que se manterá especialmente vigilante dados os elevados níveis de inflação e o balanço de risco menos favoráveis. Isso quer dizer que o Copom não será complacente com a inflação”, afirmou.
Hamilton lembrou, ainda, que o BC pode corrigir a política monetária quando necessário. “No momento certo o Comitê poderá recalibrar sua ação de política monetária de modo a prevalecer um cenário benigno para os próximos anos”, afirmou.