Inflação de alimentos é temporária, diz Hamilton, do BC

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton, afirmou que a “inflação medida pelo IPCA é elevada e mostra resistências.” Na sua avaliação, contudo, a inflação registrou pressões no segmento de alimentos, que são temporárias. Esse caráter temporário, inclusive, está sendo comprovado por alguns indicadores, como o IPA agrícola.

Hamilton ressaltou que o ritmo da atividade doméstica será “relativamente estável” neste ano ante o anterior, com gradual recuperação da economia no quarto trimestre de 2013. O PIB avançou 2,3% em 2013 e o BC estima que subirá 2,0% em 2014. “Deve ser observada expansão moderada do crédito ao consumo”, destacou, referindo-se a este ano.

Segundo ele, ocorreu uma relativa redução de velocidade nas vendas do comércio no País em fevereiro, no acumulado de 12 meses, quando avançaram 5%. “Mas a expansão de 5% nas vendas do varejo é taxa importante”, ressaltou. O diretor fez os comentários durante apresentação do Boletim Regional do BC na capital de Pernambuco.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo