Inflação de 9% em produtos da web

São Paulo (AE) – Com atualização da metodologia e análise dos dados, o e-flation, índice desenvolvido pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Consultoria Canal Varejo, mostra que os produtos vendidos via internet abriram o ano com inflação de 9,22%. O peso das categorias avaliadas, de acordo com o Provar/FIA, foi atualizado conforme os resultados mensurados na nova pesquisa Provar/e-bit de Expectativa de Consumo na internet para o 4.º trimestre de 2006.

O levantamento apontou que as categorias que mais impulsionaram esse resultado foram ?Informática? e ?Telefonia?, que registraram inflação de 21,36% e 21,07%, respectivamente. Na seqüência, em terceiro lugar, aparece ?Viagem e Turismo?, com inflação de 9,46%, seguido por ?Perfumaria?, com 5,37%. Completam a lista, os segmentos ?Linha Branca?, com 3,58%, e ?Produtos para Casa?, que apresentou inflação de 2,38%.

Em contrapartida, em alguns segmentos observou-se deflação. É o caso das categorias ?CDs e DVDs?, com deflação de 18,71%, e ?Brinquedos?, que apresentou 15,78%. As categorias ?Livros? e ?Eletroeletrônicos? tiveram deflação de 11,84% e 1,70%, respectivamente. Por último, a cesta composta por ?Automóveis? registrou deflação de 0,44% para o período.

Segundo o professor Cláudio Felisoni, coordenador-geral do Provar/FIA, as principais alterações estão relacionadas aos itens que compõem as cestas pesquisadas. ?Percebemos que o comportamento do consumidor do varejo eletrônico sofreu mudanças importantes, que acompanham a evolução do mercado e também da tecnologia?, explicou, em relação à mudança na metodologia do levantamento.

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