Inflação até agosto é a menor desde 1939

Rio (AE) – O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) fechou o período de oito meses encerrado em agosto registrando uma taxa de inflação de 0,43%. Esta é, de acordo com o Coordenador do IPC-Fipe, Paulo Picchetti a menor variação de preços acumulada no período desde 1939, quando foi iniciada a medição do desempenho dos preços na cidade de São Paulo.

Ele ressaltou, no entanto, que houve uma reversão para cima na trajetória da inflação a partir do mês passado. Isso fica claro quando se avalia a inflação acumulada nos últimos 12 meses que, até julho, era de 1,77%, e, em agosto, chegou a 2,10%. ?A onda de deflação do primeiro semestre (-0,05%) passou e temos agora movimentos positivos, embora ainda baixos?, disse o coordenador do IPC-Fipe.

Outra marca importante do IPC é que em 2006, pelo quarto ano consecutivo, o índice fechará abaixo da inflação registrada no ano anterior. Neste ano, especificamente, o IPC ficará abaixo da metade da taxa de 4,5% registrada em 2005, caso a expectativa de inflação de Picchetti feche em 2%.

A projeção de inflação de 2% para 2006 considera, de acordo com o coordenador da Fipe, a ausência de pressões generalizadas de preços ao longo dos próximos quatro meses, em decorrência do baixo grau de crescimento da economia brasileira. Além disso, afirma Picchetti, o patamar de câmbio tem contribuído para o aumento das importações e a conseqüente baixa dos preços no mercado interno. ?Também temos que considerar que 2006 foi um ano muito bom pelo lado da oferta de produtos agropecuários?, apontou Picchetti.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo