O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Índia avançou 3,63% em novembro, na comparação com igual mês de 2015. A inflação ao consumidor atingiu, com isso, o patamar mais baixo desde novembro de 2014 nessa comparação anual, conforme os preços dos alimentos continuam a desacelerar.
Em outubro, o CPI havia avançado 4,2% nos últimos 12 meses, segundo dados do governo. Houve, portanto, uma desaceleração inflacionária em novembro. Para esse mês mais recente, analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam +3,7%.
Os preços dos alimentos, que representam cerca de 50% do índice de preços ao consumidor, têm tendência de queda no país, após a temporada normal de chuvas de monções neste ano, depois de dois anos consecutivos de falta de chuva. Além disso, também pressionou os preços o forte declínio na demanda graças à falta de dinheiro em circulação, causada pela decisão do governo de novembro de alterar cédulas de dinheiro de alto valor.
Diante dos números mais recentes, é mais provável que a inflação fique abaixo da meta de 5% do Banco Central da Índia para os 12 meses até março. Com isso, aumenta a chance de a instituição retomar os cortes na taxa de juros no início de 2017. Fonte: Dow Jones Newswires.