O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha avançou 1,7% em janeiro ante o mesmo mês de 2012. A alta foi um pouco menor do que em dezembro, quando o CPI havia avançado 2,0% em comparação com o mesmo mês de 2011, apesar dos aumentos acentuados nos preços dos alimentos, especialmente de frutas frescas e vegetais, mas também para carne e peixe. Por outro lado, a retirada da taxa de consulta médica empurrou para baixo os preços de cuidados de saúde.
Além disso, as vendas tradicionais de janeiro para vestuário, tarifas aéreas e pacotes de férias ajudaram a empurrar para baixo os preços ao consumidor alemão. O CPI do país caiu 0,5% em janeiro ante dezembro, disse o Destatis.
Em termos harmonizados da Europa, os preços ao consumidor da Alemanha caíram 0,7% na comparação mensal e subiram 1,9% ante janeiro de 2012, afirmou o Destatis, confirmando estimativas preliminares.
O Destatis implementou mudanças em janeiro na forma como ele calcula o CPI alemão, mudando também o ano-base para 2010, de 2005. As informações são da Dow Jones.