Indústrias da zona do Euro crescem em ritmo maior

A produção do setor de manufatura da zona do euro cresceu em outubro ao ritmo mais acelerado em três meses, com Espanha e Irlanda apresentando expansão na atividade. Na Grécia, entretanto, a produção segue em contração.

O índice dos gerentes de compras do setor de manufatura da zona do euro do Markit, que avalia o desempenho industrial do setor privado com base em uma pesquisa junto a três mil empresas de manufatura, subiu para 54,6 em outubro, de seu menor nível em oito meses de 53,7 em setembro. Variações acima de 50 indicam expansão da atividade e abaixo disso, contração.

Economistas ouvidos pela Dow Jones esperavam que o índice ficasse inalterado em relação à prévia do índice de 54,1, divulgada em 21 de outubro.

O economista-chefe da Markit, Chris Williamson, disse que os números mostraram que o setor de manufatura permanece como importante condutor da recuperação econômica na zona do euro, com as exportações alimentando o crescimento no início do quarto trimestre do ano.

O índice dos gerentes de compras de atividade no setor de manufatura da Irlanda subiu para 50,9 em outubro, de 48,4 em setembro, e da Espanha avançou para 51,2 em outubro, de 49,6 em setembro.

A Alemanha foi novamente o país com o melhor registro na zona do euro, com o índice subindo para 56,6 em outubro, de 55,1 em setembro. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna