O empresário da indústria do Paraná está mais confiante na economia do Estado e do País. Segundo dados constantes do Índice de Confiança do Empresário Industrial do Paraná (ICEI-PR), realizado pelo Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) relativo ao terceiro trimestre de 2009, a confiança do setor chega a 64,3 pontos, um aumento de 8,5 pontos quando comparado ao ao trimestre anterior e de 13,9 pontos na comparação com o mesmo período do ano passado.

continua após a publicidade

O indicador varia no intervalo de 0 a 100. Valores acima de 50 pontos, como o registrado no terceiro trimestre, indicam confiança, melhores condições e expectativas positivas para os negócios.

“O resultado reflete a melhora geral da economia, que está recuperando o fôlego após a crise financeira”, diz o coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Maurílio Schmitt.

Ele aponta também o aumento da renda e do nível de emprego, além da recuperação do crédito pessoal fatores que interferem diretamente na produção industrial , como outros motivos para o crescimento da confiança do empresariado.

continua após a publicidade

O levantamento do Departamento Econômico da Fiep mostra ainda que a confiança é maior entre as médias empresas, segmento em que o ICEI-PR alcançou 65,2 pontos no terceiro trimestre (contra 52,3 no período anterior). Em seguida vêm as pequenas empresas, com 64,6 pontos. Entre as grandes, o índice ficou em 63,1 pontos.