Os primeiros contratos de compras de produtos paranaenses foram fechados ontem na China. Alguns dos 18 empresários da missão paranaense, organizada pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com o governo estadual, conseguiram formalizar pedidos de compras ou agendaram visitas técnicas e envios de material para estabelecer negócios futuros.

continua após a publicidade

?A China demanda produtos de diversas áreas, que vão do agronegócio à tecnologia de ponta. Esta missão está permitindo que os industriais paranaenses apresentem o seu potencial e possam ampliar o intercâmbio com as empresas chinesas?, analisa o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. O governador Roberto Requião disse que a China e o Brasil têm um ponto em comum no processo de globalização: ambos querem participar do mercado, mas sem perder a identidade nacional e renunciar à sua história. ?A tão antiga civilização chinesa e a tão nova civilização brasileira querem se firmar como nações no processo de globalização?, afirmou.

Um dos acordos já concretizados é o da SGS Agricultura Industrial, que atua no setor químico, que fechou um pedido de compra de cinco contêineres de ácido esteárico de óleo de soja. ?Fiquei surpreso, pois o que me parecia ser uma consulta se concretizou em um pedido firme?, disse Ricardo Silva, executivo da indústria paranaense. Ele acrescenta que o chinês é um homem de negócios que age rápido. ?Estou muito satisfeito com os resultados da missão?, declara.

Outra empresa que também fechou negócios foi a Envirofoam do Brasil Polóis, também do setor químico. A partir deste mês, a indústria passa a enviar mensalmente um contêiner de polóis para a fabricação de espuma flexível. ?Até então, a indústria que fez a encomenda era minha fornecedora de matérias-primas, agora ela passar ser minha cliente dos produtos que fabrico. A missão da Fiep foi determinante para mudança desta relação comercial?, destaca o empresário Ricardo de Souza, da Envirofoam.

Agronegócio

continua após a publicidade

Ainda ontem, o presidente da Fiep e o governador Roberto Requião apresentaram o Paraná ao vice-presidente do China Council for the Promotion of International Trade (CCPIT) de Xangai, Song Fang-sheng. Após o evento, Rocha Loures, Fangsheng e o diretor do departamento internacional da entidade, Michael Pan, estabeleceram um acordo para trazer representantes da cidade de Xangai ao Paraná. ?Pela primeira vez, o Estado fará parte do roteiro das missões comerciais chinesas, vindas de Xangai?, diz Rocha Loures.