O faturamento da indústria paranaense caiu 3,11% em abril em comparação com março, conforme revela a pesquisa Indicadores Conjunturais, do Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Apesar da redução no mês, o resultado das vendas da indústria no primeiro quadrimestre do ano é 9,36% maior em comparação ao mesmo período de 2006.
O decréscimo registrado em abril é conseqüência da queda de atividade observada em 13 dos 18 gêneros pesquisados. Apesar disso, dois dos três gêneros de maior participação relativa na indústria paranaense evoluíram positivamente: Fabricação e Montagem de Veículos Automotores (+3,94%) em função de aumento de demanda no mercado doméstico; e Produtos Alimentícios e Bebidas (+3,69%) em função do maior volume de matérias-primas agrícolas processáveis pela indústria local e pelo aumento de demanda por produtos de menor valor específico. Os demais gêneros que apresentaram aumento foram Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (+15,95%) aumentos de pedidos por mudança de estação; Produtos Têxteis (+8,91%) como conseqüência do aumento das exportações de seda; e Produtos de Metal (+2,98%).
Em relação ao nível de emprego, 10 dos 18 gêneros pesquisados tiveram resultados positivos e oito negativos no mês de abril. O emprego diretamente ligado à produção caiu 7,17%.
As maiores quedas no mês de abril se deram em Material Eletrônico e de Comunicações (-11,55%), por conta de remanejamento de pessoal devido à reestruturação de um grande grupo do setor; em Produtos Minerais não-Metálicos (-8,41%), pela reestruturação da produção; e em Produtos Têxteis, motivado pela redução de um turno da jornada de trabalho devido ao fim da safra de algodão.