Indústria paranaense registra queda no faturamento

O faturamento da indústria paranaense caiu 3,11% em abril em comparação com março, conforme revela a pesquisa Indicadores Conjunturais, do Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Apesar da redução no mês, o resultado das vendas da indústria no primeiro quadrimestre do ano é 9,36% maior em comparação ao mesmo período de 2006.

O decréscimo registrado em abril é conseqüência da queda de atividade observada em 13 dos 18 gêneros pesquisados. Apesar disso, dois dos três gêneros de maior participação relativa na indústria paranaense evoluíram positivamente: Fabricação e Montagem de Veículos Automotores (+3,94%) em função de aumento de demanda no mercado doméstico; e Produtos Alimentícios e Bebidas (+3,69%) em função do maior volume de matérias-primas agrícolas processáveis pela indústria local e pelo aumento de demanda por produtos de menor valor específico. Os demais gêneros que apresentaram aumento foram Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (+15,95%) aumentos de pedidos por mudança de estação; Produtos Têxteis (+8,91%) como conseqüência do aumento das exportações de seda; e Produtos de Metal (+2,98%).

Em relação ao nível de emprego, 10 dos 18 gêneros pesquisados tiveram resultados positivos e oito negativos no mês de abril. O emprego diretamente ligado à produção caiu 7,17%.

As maiores quedas no mês de abril se deram em Material Eletrônico e de Comunicações (-11,55%), por conta de remanejamento de pessoal devido à reestruturação de um grande grupo do setor; em Produtos Minerais não-Metálicos (-8,41%), pela reestruturação da produção; e em Produtos Têxteis, motivado pela redução de um turno da jornada de trabalho devido ao fim da safra de algodão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo