Depois de ter dado sinais de recuperação em março, as vendas da indústria paranaense caíram 10,25% em abril no comparativo com o mesmo mês de 2008, informou ontem o Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

continua após a publicidade

Apesar de abril ser um mês que tradicionalmente apresenta retração nos negócios, esta é a segunda maior queda registrada para um mês de abril na série histórica pesquisada pela Fiep (a maior aconteceu em abril de 2006: -11,33%).

Com o resultado, o acumulado nas vendas no primeiro quadrimestre do ano é 7,92% inferior a que o do mesmo período do ano anterior. Na comparação com março, abril registrou uma queda de 7,84% nas vendas.

Dos 18 gêneros industriais pesquisados, 15 apresentaram redução nas vendas industriais no comparativo entre abril e março, inclusive os três de maior participação na indústria de transformação paranaense: Veículos Automotores (-13,86%), Alimentos e Bebidas (-6,60%) e Refino de Petróleo e Produção de Álcool (-1,12%).

continua após a publicidade

As maiores quedas foram sofridas pelos gêneros de Couro e Calçados (-25,87%), Produtos Químicos (-25,69%) e Produtos Têxteis (-23,60%). As únicas expansões se deram nos gêneros de Metalurgia Básica (21,61%), por conta do aumento das exportações; Vestuário (7,80%), em decorrência da mudança de estação e feiras regionais, e Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (1,89%), que apresenta estabilidade.

Emprego e salário

continua após a publicidade

O nível de emprego sofreu oscilação positiva em 0,98% em abril na comparação com o mesmo mês do ano anterior, embora o emprego diretamente ligado à produção tenha caído 0,55%.

Já a massa salarial líquida caiu, no mês, 0,4%, ainda que as horas trabalhadas tenham aumentado em 2,66% e a utilização da capacidade instalada dois pontos percentuais em abril, situando-se em 77%.

As variações positivas se concentram fortemente em dois gêneros industriais: Refino de Petróleo e Produção de Álcool e Alimentos e Bebidas, em decorrência do início da safra de cana-de-açúcar.