A indústria paranaense aumentou sua atividade em março, recuperando-se das baixas acumuladas durante os últimos meses, em decorrência da crise internacional. A informação é do Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
O desempenho das vendas em março foi 16,68% maior do que no mês anterior. Os reflexos da crise, entretanto, ainda são sentidos, pois na comparação com março de 2008 as vendas em março deste ano caíram 0,37%. O acumulado no primeiro trimestre de 2009 também foi 7,10% menor do que no mesmo período do ano passado.
A alta foi puxada principalmente pelos setores de Couro e Calçados, que expandiu suas vendas em março em 81,20%, em razão do aumento sazonal da atividade e da demanda; de Artigos de Borracha e Plásticos (41,80%), que observou a recuperação parcial das vendas pela melhora do mercado; e Vestuário (33,32%), que aumentou suas vendas após redução de mais de 25% em fevereiro.
Os três gêneros industriais de maior participação relativa na indústria paranaense também registraram aumento em março: Alimentos e Bebidas cresceu 17,08%, Refino de Petróleo e Produção de Álcool, 18,90% e Veículos Automotores, 24,73%, todos recuperando-se das nos últimos cinco meses.
O gênero Veículos Automotores, o terceiro mais representativo na estrutura industrial paranaense, responsável por 12,86% de todo o faturamento, “demonstra estar respondendo positivamente aos estímulos de demanda advindos da redução da carga de tributos”, informa o estudo da Fiep.