Indústria paranaense ainda registra resultado negativo

A indústria paranaense vendeu 7,16% menos nos cinco primeiros meses de 2009 em comparação ao mesmo período do ano passado, informou ontem o Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em seu relatório mensal sobre o desempenho industrial do Estado.

Segundo a Fiep, de janeiro a maio deste ano, 16 dos 18 gêneros industriais pesquisados apresentaram resultados negativos em vendas industriais. Na comparação com maio de 2008, o descréscimo foi de 4,30%. Em relação a abril, o nível de vendas cresceu 8,51%.

No mês, dentre os três generos de maior participação relativa na indústria paranaense, apenas alimentos e bebidas apresentou acréscimo nas vendas, de 16,51%. Os outros dois recuaram: refino de petróleo e produção de álcool (-7,13%) e veículos automotores (-2,37%).

Emprego e salário

Maio registrou uma oscilação para baixo no nível de emprego. Onze dos gêneros pesquisados apresentaram resultados negativos, provocando uma baixa de 0,05%.

As maiores quedas foram nos setores de móveis (-4,46%) redução das exportações e queda na demanda interna; metalúrgica básica (-3,75%) desativação de linhas de produção; e máquinas e equipamentos (-1,66%) ajustes na estrutura produtiva.

Já a massa salarial líquida apresentou, em maio em relação a abril, aumento de 2,85%; as horas trabalhadas recuaram 0,39%; e a utilização da capacidade instalada manteve-se em 77%.