Indústria lidera geração de empregos no melhor semestre do Paraná

O setor industrial foi responsável pela geração de 42.928 novas vagas de empregos formais durante os seis primeiros meses deste ano no Paraná. O número corresponde a 45% do total de postos de trabalho (95.215) criados em todo o Estado durante o semestre. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.

A oferta de empregos na indústria cresceu 76,3% em relação ao total de novos empregos que foram criados pelo setor no mesmo período do ano passado (24.352 novas vagas). O resultado geral do Paraná, com mais de 95 mil empregos, é o melhor alcançado para o primeiro semestre, desde a criação do Caged, há 12 anos.

Serviços

O segundo setor de destaque na criação de novos empregos no Paraná, durante o primeiro semestre do ano foi a área de serviços. Foram criados, ao todo, 21.573 novas vagas no setor, que envolve os segmentos de alojamento e alimentação (7.410 empregos criados), administração de imóveis (4.895), transporte e comunicação (3.593), ensino (3.509), e outros (2.166).

As atividades econômicas que, na seqüência, mais contribuíram positivamente para o crescimento na criação de empregos no Paraná, entre os meses de janeiro e junho de 2007, foram a agropecuária (12.732) e o comércio, que gerou 11.582 empregos no primeiro semestre deste ano, frente às 6.888 novas vagas ofertadas no mesmo período de 2006.

Construção Civil

?Assim como o comércio, que está recuperando o espaço de destaque que sempre teve, o setor da construção civil não pode deixar de ser citado como uma atividade com bom crescimento nos últimos anos?, destaca o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia. ?O aumento das vagas na construção civil significa o aumento da formalização dos trabalhadores do setor que, historicamente, foram prestadores de serviço informais?, analisa ainda o secretário.

De acordo com as tabelas do Caged de anos anteriores, o setor de construção civil apresentou um salto na criação de empregos entre o primeiro semestre de 2005 comparado com 2006. Passou de 2.345 empregos criados em 2005 para 5.031 novas vagas no ano passado. Em 2007, a oferta postos de trabalho na atividade se manteve em crescimento, e fechou o semestre com 5.786 novas vagas. O aumento foi de 15% em relação aos empregos do ano passado.

?A expectativa do crescimento do país chegar a 5% neste ano é um grande incentivador para o crescimento notado na construção civil. O resultado disso é também a formalização dos empregos, o que garante segurança do trabalhador, direitos trabalhistas e outras vantagens?, analisa o secretário Nelson Garcia.

Distribuição

As mais de 95 mil vagas de emprego abertas durante o primeiro semestre, no Paraná, 75% foram verificadas no interior e o restante em Curitiba e Região Metropolitana.

Curitiba, com 15.223 empregos gerados, Londrina (3.756) e Maringá (3.449) foram as cidades que registraram maior quantidade de empregos. São José dos Pinhais, Jacarezinho, Cascavel e Bandeirantes também estão entre os municípios com maior oferta de empregos no semestre no Paraná.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo