Indústria do turismo foca na divulgação do Paraná

O 12.º Salão de Turismo da Associação Brasileira de Agências de Viagens, regional Paraná (Abav-PR), começou ontem em Curitiba focado na divulgação dos produtos e serviços turísticos do Estado em âmbito nacional e internacional. O evento promete ser ferramenta para incrementar os valores movimentados por este mercado no Paraná, que giram em torno de R$ 300 milhões, e aumentar a captação de turistas vendendo municípios e roteiros paranaenses em potencial. Alguns deles, inclusive, já dão um salto este ano e passam a ser comercializados durante o salão, como é o caso da Rota dos Tropeiros, importante nicho de mercado para os municípios dos Campos Gerais que vivem primordialmente do turismo.

Mas, apesar de alguns avanços, as autoridades do turismo no Estado são unânimes em afirmar: o Paraná precisa aumentar sua divulgação dentro e fora do País para se tornar pólo mais chamativo de turistas. Segundo estatísticas divulgadas recentemente pelo Ministério do Turismo, o Estado ocupa a quinta posição no ranking dos emissores de turistas e sétima no de receptores em todo o Brasil. ?Isso apesar de termos uma série de atrativos?, ressalva o presidente da Abav-PR, Antônio Azevedo. ?Na verdade, precisamos trabalhar melhor a captação?, complementa.

O entrave, porém, fica por conta da divulgação, ainda mais ?modesta? por parte do Estado que em outras partes do País, conforme classifica o presidente da entidade. O governo estadual, no entanto, garante trabalhar para mudar essa realidade, usando da projeção do destino Paraná – tendo como abre-alas a cidade de Foz do Iguaçu – em importantes pólos emissores, através das feiras de turismo. ?Levamos uma revista de divulgação do Paraná para uma feira em Berlim recentemente e pudemos constatar o interesse deles. Somos o terceiro ponto de preferência dos alemães no Brasil?, classifica o secretário estadual de Turismo, Celso Caron. Para este ano está programada participação em 32 feiras, onze delas internacionais.

Já em âmbito nacional, a Rota dos Tropeiros, que alcança fase de comercialização no salão regional, deve ser o enfoque no Salão Nacional de Turismo, que em breve acontece em São Paulo. ?Estamos concretizando também outros produtos para serem comercializados, assim como é o caso do Lago de Itaipu e roteiros do litoral?, acrescenta o secretário. Com as ações, a secretaria estima aumentar, ainda que modestamente, o número de turistas que aportam no Paraná de 7 milhões em 2005 para, no mínimo, 7,5 milhões este ano.

Qualidade

A divulgação deverá vir acompanhada de aperfeiçoamento no campo profissional e, conseqüentemente, na qualidade dos serviços. ?O salão é base para viabilizar o projeto de realização de um evento em Foz que vai discutir aspectos macroeconômicos do turismo receptivo, levantando as expectativas do trade local?, antecipa Azevedo, colocando também como meta a capacitação profissional como forma de melhorar o atendimento ao turista e o desenvolvimento das localidades: ?Vamos regionalizar os treinamentos, com corpo de instrutores da região, o que atenderá melhor as expectativas de cada estado?.

Somente em Foz, o governo federal está injetando este ano R$ 1,7 milhão para este fim. Lá, 900 profissionais que trabalham diretamente com o setor, entre taxistas, balconistas, atendentes e garçons, por exemplo, passarão por treinamento. ?Vale o investimento, porque temos percebido que o que diferencia um destino é a qualidade do serviço prestado?, afirma Azevedo.

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