O diretor de Política Econômica do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou hoje que a projeção da instituição de crescimento da economia de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano está consistente com o crescimento do produto industrial em apenas 0,4%. Segundo ele, a expectativa é de que a indústria se mantenha estável até o final do ano.

O Relatório de Inflação do terceiro trimestre, que traz essas projeções, destaca que o produto da construção civil deverá se manter estável, fechando o ano com queda de 3,8%. Goldfajn disse que tem se observado um aumento das vendas no varejo, mas que isso ainda não está se refletindo no aumento de produção. No entanto, a expectativa dele é de que, com o crescimento das vendas, os estoques de bens finais também sofram reduções e a produção volte a subir.

Ele explicou que o BC não está estimando aumento recente da produção em razão das incertezas atuais. Por isso, se houver algum movimento favorável da produção, as projeções do BC para o PIB “serão conservadoras”. Para a agropecuária, a previsão é de um crescimento de 4,3% do produto e, para o setor de serviços, 2%. (Correio Web/FolhaNews)

continua após a publicidade

continua após a publicidade