Indústria desacelera em setembro na zona do euro

O crescimento da atividade industrial nos 16 países que utilizam o euro como moeda se desacelerou em setembro, segundo pesquisa da Markit Economics divulgada hoje. O índice dos gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) industrial da zona do euro caiu para 53,7 em setembro, de 55,1 em agosto. Este é o menor nível em oito meses. Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto uma leitura abaixo disso aponta contração na atividade.

O número ficou acima da estimativa dos economistas, que esperavam resultado de 53,6. Esse também havia sido o cálculo preliminar para o PMI industrial. Embora a atividade industrial tenha continuado em expansão na Alemanha, na França e na Itália, houve contração na Espanha, na Irlanda e na Grécia – três países que implementaram programas de austeridade, em um esforço para reduzir suas dívidas públicas.

Na comparação entre setembro e agosto, o PMI da Alemanha caiu de 58,2 para 55,1, o da França avançou de 55,1 para 56,0 e o da Itália recuou de 52,8 para 52,6. Todos continuaram acima de 50 pontos, o que indica expansão. Na Grécia, o PMI subiu de 43,0 para 44,7, mas ainda indica contração na atividade. Na Espanha, o PMI caiu para 49,6 e, na Irlanda, recuou para 48,4. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo