Os ventos devem soprar a favor das indústrias de ventiladores, ar-condicionado e refrigeradores, neste verão. Contando com temperaturas mais altas, os fabricantes investiram em novidades para atrair o consumidor e vender de 15% a 20% mais este ano. Entre os novos modelos no mercado, o ventilador Ambience repelente, preto, da Arno; o ar-condicionado Maximus, silencioso, com saídas laterais que distribuem melhor o ar no ambiente, da Electrolux.
A Spirit entrou há três anos no mercado em clima de desafio, com seu "design" arrojado e duas pás nos ventiladores de teto. Os novos modelos ganharam cores em néon e amarelo. Outra novidade da empresa é a marca Zayt, mais econômica, nas cores branca, cristal, madeira e prata. Apostando na eficiência e no "design" dos aparelhos, a Spirit espera vender 360 mil ventiladores até abril. E planeja lançar 15 modelos até julho de 2005.
O verão fraco, os juros altos e o rendimento achatado não animaram o consumidor a comprar os produtos, apesar da guerra de promoções lançadas no Natal passado, que perdurou até março. E as indústrias de ventilação amargaram queda de 40% no movimento. Agora estão mais otimistas com a previsão de temperaturas mais altas para desovar os estoques no verão.
Contam com o apoio das redes varejistas para atrair compras com o crediário. Parcela-se o pagamento com cartão em até dez vezes. Mas o consumidor deve estar atento aos preços. Os mesmos modelos podem custar até 26,9% mais neste ano.
Os principais fabricantes dizem que repassaram parte da alta dos custo dos insumos, principalmente aço (50%), plástico e cobre (25%). Apesar destas pressões, a Spirit planeja investir em novos produtos, expandindo-se para a linha de eletroportáteis e utilidades até o fim de 2005. Um dos itens será lançado em janeiro: a barraca de praia com espiral, com bolso para sandália.
A Spirit cresceu a produção de ventiladores de teto de 75 mil para 220 mil em três anos. As vendas acima das expectativas devem-se especialmente ao custo menor de energia (10% do ar-condicionado).
"Queremos investir, mas esperamos a estabilização dos juros para consolidação de nossos planos", diz Felipe Pech, diretor Comercial da Spirit.
A Arno também aposta em resultados melhores neste verão e conta para isto com o Ambience, preto e repelente, cujas vendas já superaram em 15% as expectativas nos dois primeiros meses de venda.
"Foi uma quebra de referência, mas a recepção é boa", disse Mara Lacerda, gerente de Produtos da Arno.
A Electrolux espera vender de 15% a 20% mais com o reforço de seus novos refrigeradores e aparelhos de ar-condicionado. Outra estratégia foi reduzir custos para repassar o menos possível da alta dos insumos, expressiva neste ano.
"Se subirmos muito, o varejo reage porque o consumidor não compra", admitiu Alvaro Ruoso, gerente de Produtos da Electrolux.