A indústria de transformação avançou 1,8% no segundo trimestre de 2018 ante o segundo trimestre de 2017, segundo os dados das Contas Nacionais trimestrais divulgados nesta sexta-feira, 31, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As indústrias extrativas cresceram 0,6% no segundo trimestre ante o mesmo período do ano anterior, enquanto o segmento de produção e distribuição de eletricidade, gás e água subiu 3,1%. Já a construção recuou 1,1% no período.
O PIB industrial teve uma elevação e 1,2% no segundo trimestre de 2018 ante o segundo trimestre de 2017.
A despeito da greve dos caminhoneiros, a atividade de transporte, armazenagem e correio teve crescimento de 1,1% no segundo trimestre de 2018 na comparação com o segundo trimestre de 2017.
O comércio teve expansão de 1,9% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto as atividades imobiliárias cresceram 3,0%.
“O número de domicílios aumentou nesse trimestre, e também a qualidade deles”, disse Claudia Dionísio, gerente das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE.
Ante 1º trimestre
A indústria de transformação recuou 0,8% no segundo trimestre de 2018 na comparação com o primeiro trimestre do ano.
A construção teve perda na mesma magnitude no período, queda de 0,8%, enquanto o comércio encolheu 0,3%. A queda mais acentuada entre as atividades foi registrada em transporte, armazenagem e correio, uma redução de 1,4% no segundo trimestre de 2018 ante o primeiro trimestre do ano.
Por outro lado, as atividades imobiliárias cresceram 1,2% no período, mesmo avanço registrado por informação e comunicação, com alta também de 1,2% no segundo trimestre.
As atividades financeiras tiveram elevação de 0,7%, e as indústrias extrativas registraram expansão de 0,4%.