Empresários e profissionais ligados à indústria de móveis participam, na quinta-feira (21), em Curitiba, do 2.º Seminário Oportunidades para o Setor Moveleiro. O evento é promovido pelo Conselho Setorial da Indústria Moveleira, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) com o objetivo de apresentar as novas perspectivas para o setor e promover a interação entre todos os envolvidos na cadeia produtiva de móveis.

continua após a publicidade

Estarão reunidos industriais, marceneiros, arquitetos, designers, empresários da construção civil, importadores, instituições de ensino e pesquisa e órgãos do governo.

De acordo com dados do Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Estado do Paraná (Simov), uma das entidades que apóia o evento, o Paraná tem 3 mil indústrias moveleiras formais. Metade delas – 1500 – está localizada na Grande Curitiba e se destaca pela produção de móveis sob medida e linhas de alto padrão. Outro pólo moveleiro importante do Paraná é a região de Arapongas, no norte do Estado, onde predomina a produção de móveis seriados em MDF e estofados.

Uma das abordagens do evento será a estratégia da indústria moveleira paranaense para enfrentar a concorrência. De acordo com empresários do setor, a importação de móveis da China está crescendo. Além disso, internamente as empresas do setor competem entre si.

continua após a publicidade

As pequenas marcenarias, que fazem móveis sob encomenda, concorrem com indústrias que fabricam móveis planejados comercializados em lojas exclusivas. ?Para ser competitiva, a indústria moveleira paranaense precisa melhorar o processo de gestão, investir em tecnologias mais modernas e aproximar-se do consumidor final?, defende o coordenador do seminário, Constantino Bezeruska, que também coordena o Conselho Temático da Indústria Moveleira da Fiep e preside o Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Estado do Paraná (Simov). As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever pelo site: www.fiepr.org.br/fiepr/conselhos

Palestras

O evento acontece no Cietep e será aberto às 9h. Às 9h15, Lourenço de Medeiros Filho, assessor do BRDE, apresenta as linhas de financiamento do banco. Em seguida, começam as palestras. 

continua após a publicidade