De olho no mercado consumidor que rejeita produtos transgênicos, a Imcopa – maior indústria exportadora de produtos derivados de soja de semente não modificada – estabelecida em Araucária, região metropolitana de Curitiba, vai expandir a distribuição interna do óleo da marca Leve, que exporta para vários países.
O produto, que tem certificação de origem, e que custa o mesmo que outras marcas do segmento, passa a ser distribuído para vários centros consumidores do País.
Com a mudança de foco, a empresa prevê saltar das atuais 4,5 mil toneladas de óleo para cerca de 23 mil toneladas até abril de 2009. Até agora, apenas 10% da produção era destinada ao mercado interno, percentual que deve passar para 51%.
Para atingir esta meta, o investimento no aumento da capacidade de refino chegou a US$ 8 milhões, inclusive com a construção de mais uma unidade de refino em Cambé, informa o diretor de operações da empresa, José Enrique Marti Traver.
Seguindo outra tendência do mercado, a empresa está reduzindo a embalagem de lata, adotando o pet. Traver descartou qualquer posição ideológica ou problemas com o câmbio para adotar a medida de se dedicar mais ao mercado interno. “Queremos atender a demanda e o óleo não-transgênico é um nicho de mercado”, acrescenta.