Indústria cresce em 8 dos 14 locais pesquisados

A produção industrial brasileira cresceu em oito dos 14 locais pesquisados pelo IBGE na passagem de fevereiro para março deste ano. Os Estados que tiveram crescimento acima da média nacional, de 0,4% nessa comparação, foram Ceará (7,5%); Espírito Santo (3 3%); Pernambuco (2,9%); São Paulo (1,9%); Paraná (1,1%); Minas Gerais (0,8%) e Santa Catarina (0,6%).

Em relação à março de 2007, dez locais mostraram expansão, porém em ritmo menor do que nos meses anteriores, assim como no caso nacional. Nessa base de comparação, os Estados que tiveram redução na produção foram Santa Catarina (-2,3%); Rio Grande do Sul (-1,2%); Bahia (-0,1%) e Rio de Janeiro (-0,1%).

O IBGE explica que essa desaceleração deve-se a fatores pontuais como o fato de março deste ano ter tido 20 dias úteis, enquanto o do ano passado teve 22 dias úteis; e a dificuldade de importação pelas indústrias devido à greve dos auditores fiscais da Receita Federal.

São Paulo

O Estado de São Paulo, de maior produção, teve expansão de 4,6% em relação a março do ano passado, acumulando um crescimento de 9% no primeiro trimestre de 2008 em relação ao mesmo período no ano passado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo