Crescimento

Indústria automotiva registra recorde de vendas em junho

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que terminaria no fim de junho (mas foi prorrogada pelo governo), proporcionou à indústria automotiva vendas históricas no mês passado e no acumulado do primeiro semestre deste ano.

Segundo dados divulgados ontem pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de veículos no mercado brasileiro somaram 300.174 unidades em junho o que representa um acréscimo de 21,54% ante maio e de 17,23% sobre junho de 2008.

No acumulado dos seis primeiros meses de 2009, foram comercializados 1.449.856 de veículos, equivalente a um avanço de 3,01% sobre o primeiro semestre de 2008.

Os dados incluem automóveis comerciais leves, caminhões e ônibus. “Os números são bastante expressivos”, disse o presidente nacional da Fenabrave, Sérgio Reze.

Se forem considerados ônibus, caminhões, motos e implementos rodoviários, o total de novos emplacamentos em junho foi de 442.015, 13,74% a mais do que em maio.

Porém, em todos os segmentos, de janeiro a junho, foram 2.257.240 emplacamentos, apenas um pouco menos do que o registrado no mesmo período de 2008: 2.408.240.

“A partir de fevereiro, tivemos uma retomada de vendas de veículos novos no país. Os dados positivos se devem ao IPI, à retomada do crédito através de bancos e financeiras, à baixa dos juros pelas financeiras, descontos dados por concessionárias, bônus de montadoras e lançamentos de modelos 2010 por parte de algumas marcas”, afirmou o vice-presidente da Fenabrave, Glaucio José Geara.

No Paraná, também houve crescimento. A venda de automóveis e comerciais leves subiu 22,16% de maio para junho, de 18.026 para 22.021. Do total de vendas de automóveis em junho, Curitiba responde por 44,2%, seguida de Londrina (6,8%) e Maringá (5,5%).

Nos emplacamentos de comercial leve, a capital representa 34,1%, Londrina 7% e Maringá 4,9%. Em todos os segmentos, o aumento no Estado foi de 14,97% (de 26.346 para 30.290), superior ao índice nacional. No acumulado do primeiro semestre também houve pequena queda: de 184.791 em 2008 para 154.761 este ano.

“A região Sul do Brasil (cujos emplacamentos totais aumentaram de 66.036 para 76.964 de maio para junho, o que corresponde a 16,55%) sempre contribuiu bastante com as vendas de veículos novos em relação a outras regiões do Brasil. Do mercado do Sul, o Paraná responde por cerca de 40%. Já do mercado nacional, o Estado representa 8%”, declarou o diretor da Fenabrave-PR, Darli Antônio Borin.

A boa participação do Paraná é atribuída ao fato de o estado ter boa atividade fabril na área de automóveis, ao tamanho e à população paranaense e à estabilidade do mercado agrícola.

Neste terceiro trimestre do ano, no Paraná e no restante do país, a Fenabrave espera, segundo Glaucio Geara, uma possível redução do número de emplacamentos. Isto deve acontecer justamente em função da antecipação das vendas, devendo haver retomada no último trimestre.

Montadoras

Ainda segundo a Fenabrave, entre as montadoras, a Volkswagen liderou os emplacamentos de automóveis em junho, com 25,39% de participação do mercado. A participação da Fiat ficou em 24,65%. Na sequência, estão General Motors (20,66%) e Ford (9,82%). A Honda é a quinta colocada, com 4,77% das vendas de automóveis, seguida pela Renault (4,47%).

No primeiro semestre de 2009, as vendas de automóveis ficaram assim divididas: 26,06% para a Volkswagen, 25,05% para a Fiat, 19,79% para a GM, 10,08% para a Ford, 4,73% para a Honda e 4,27% para Renault. Os números só consideram carros de passeio, excluídos os comerciais leves.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo