Indonésia diz que EUA deveriam subir juros para reduzir incerteza global

Os Estados Unidos deveriam elevar seus juros para reduzir a incerteza nos mercados financeiros, afirmou o ministro de Finanças da Indonésia, Bambang Brodjonegoro.

“É melhor para os EUA tomar uma decisão”, comentou Brodjonegoro. “Porque o que gera volatilidade no mercado financeiro é a incerteza.”

“O que eu estou vendo é que a economia global não vê luz ou qualquer possibilidade de solução para o que está acontecendo com a volatilidade do mercado financeiro global”, acrescentou.

Ele destacou que a incerteza sobre o momento da elevação dos juros pelos Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e a decisão da China de desvalorizar sua moeda atingiu os mercados.

“O que está acontecendo agora não é uma desaceleração global, é uma incerteza global”, disse Brodjonegoro. Para ele, o eventual aumento nos juros dos EUA neste ano provavelmente não chegaria a 1 ponto porcentual. Um aumento de juros nos EUA, disse ele, acalmaria os mercados, que ficaram desorientados com o movimento no câmbio chinês. Ele ainda comentou que a desvalorização do yuan está fortalecendo o dólar e deixando os EUA menos competitivo.

Brodjonegoro afirmou estar acompanhando as moedas da Coreia do Sul, Japão e Índia, economias que competem com a China em exportações, para ver se haverá uma guerra cambial. Segundo ele, a Indonésia, maior economia do sudeste asiático, permanece longe da crise, apesar de o crescimento ter desacelerado para o menor patamar em seis anos diante da menor demanda por commodities. A expectativa é que o país cresça cerca de 5% neste ano. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo